Formação Introdutória em Excel avançado + VBA

Apresentação do Curso

As tecnologias de informação são atualmente fundamentais no sucesso de uma organização. A evolução tecnológica apresenta novas oportunidades para as empresas, mas traz consigo inúmeros desafios para os profissionais das tecnologias de informação (TI), que precisam de obter novos conhecimentos e competências em áreas técnicas emergentes. Neste sentido, foi criado um conjunto de formações contínuas em informática que apostam na qualidade da formação a um baixo custo e na valorização de competências técnicas direcionadas para o mercado de trabalho.
Esta formação encontra-se construída de forma a dotar os participantes de conhecimentos e competências necessárias para a correta utilização a um nível avançado e autónomo do Microsoft Excel. Atualmente o Microsoft Excel é a folha de cálculo mais utilizada a nível mundial e extremamente difundida no nosso meio académico e empresarial. Daí que o domínio destes conteúdos torne-se de grande interesse e utilidade para um profissional que trabalho na ótica do utilizador com as tecnologias de informação. Para além disso, recorrendo ao Visual Basic é possível automatizar procedimentos através de macros e criar programas através do Visual Basic for Applications (VBA). Com este recurso, torna-se possível simplificar muitas tarefas e fazer com que o Excel interaja com outras aplicações do ambiente de trabalho.
A formação encontra-se devidamente credenciada do ponto de vista científico, sendo que a sua conclusão com aproveitamento dá origem à obtenção de 1 ECTS. Para além disso, todos os participantes que marcarem presença em pelo menos 50% das sessões letivas receberão um certificado de participação. De igual forma, todos os formandos com aproveitamento positivo receberão um certificado académico com a sua respetiva classificação.

Destinatários

Profissionais das áreas das engenharias, gestão, contabilidade, ciências empresariais ou ciências sociais que pretendam adquirir conhecimentos essenciais na área da informática utilizando de forma autónoma e avançada o Microsoft Excel.

Duração

A duração total da formação é de 25 horas, divididas por 20 horas de formação presencial e 5 horas de formação e-learning.

Pré-Requisitos

Conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador; Conhecimentos de utilização diária do sistema operativo Linux ou Windows; Conhecimentos básicos na utilização do MS Excel.

Metodologia

Sessões mistas de teoria e prática, com descrição dos assuntos pelo formador e experimentação em computador pessoal. Forte aposta na componente demonstrativa e de laboratório, em que os formandos são desafiados a fazer simulações de casos práticos e exercícios, para praticar e solidificar a sua aprendizagem.

Preçário

60€ para alunos ou ex-alunos e colaboradores do ISPGaya
85€ para o público em geral

Pagamento total no ato da inscrição (devolvido na totalidade se a formação não funcionar).
IVA incluído no preçário apresentado.

Datas e Horário

A formação realiza-se entre os dias 28 de Setembro 2013 e 26 de Outubro 2013.
A formação decorre sempre em cada Sábado no horário das 9:30-13:30.

Formador

Fernando Almeida

é graduado em 2003 com a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Possui também mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico e Doutoramento em Engenharia Informática. A nível profissional tem mais de 10 anos de experiência nas áreas de sistemas de apoio à decisão, engenharia de software e sistemas de informação, tendo liderado e colaborado em inúmeros projetos em Excel + VBA junto da Universidade do Porto e Câmara Municipal do Porto. É autor de diversos estudos científicos internacionais.

Conteúdos

Sessão 1:

Revisões de conceitos fundamentais do Microsoft Excel.
Formatação de células
Fórmulas e funções
Gestão de dados e utilização de filtros
Utilização e geração automática de gráficos
Processo de consolidação de dados
Formatações avançadas da folha de cálculos

Sessão 2:

Importação de ficheiros e dados
Ferramentas de análise de problemas Goal Seek, Solver e Scenario Manager
Processo de criação e edição de macros
Enquadramento do VBA no contexto do Microsoft Excel e outras aplicações
Criação de objetivos e estruturas dinâmicas em Microsoft Excel

Sessão 3:

Arquitetura do VBA: noções de objetos e coleção
Propriedades, métodos e eventos
Declaração de variáveis e arrays
Criação e chamada de procedimentos
Utilização de estruturas de decisão e repetição
Utilização de estruturas de controlo

Sessão 4:

Objetos do Excel
Bibliotecas de objetos: worksheet, range e chart
Criação de formulários
O GDI do Windows
Objetos do tipo label, textbox e combobox
Tratamento de erros

Sessão 5:

Defesa e apresentação dos projetos pelos formandos.

Informações adicionais

Efetue a sua inscrição na formação até 25 de setembro 2013 usando o botão de Registo

Para mais informações contacte a organização: Prof. Dr. Fernando Almeida (falmeida@ispgaya.pt)